comentar
publicado por pedro, em 03.04.05 às 23:23link do post | favorito
arquitecto-homem entre os homens-organizador do espaço-criador de felicidade


(...) projectar, planear,desenhar, não deverão traduzir-se para o arquitecto na criação de formas vazias de sentido impostas por caprichos de moda ou por capricho de qualquer outra natureza. As formas que ele criará deverão resultar, antes, de uma equilíbrio sábio entre a sua visão pessoal e a circunstância que o envolve e para tanto deverá ele conhecê-la intensamente, tão intensamente que conhecer e ser se confudem.
E da circunstância deverá ele contrariar os aspectos negativos e valorizar os aspectos positivos, o que significa, afinal, educar e colaborar. E colaborará e educará também com a sua obra realizada.
A sua posição será, portanto, de permanente aluno e de permanente educador; como tal saberá ouvir, considerar, escolher - e também castigar.
Não se suponha ele o demiurgo, o único, o génio do espaço organizado - outros participam também na organização do espaço. Há que atendê-los e colaborar com eles na obra comum.
Para além da sua preparação especializada - e porque ele é homem antes de arquitecto - que ele procure conhecer não apenas os problemas dos seus mais directos colaboradores, mas os do homem em geral. Que a par de um intenso e necessário especialismo ele coloque um profundo e indispensável humanismo.

Que seja assim o arquitecto - homem entre os homens - organizador do espaço - criador de felicidade.



FERNANDO TÁVORA, Da organização do espaço , 1962

Anónimo a 6 de Abril de 2005 às 14:05
Projectar, planear,desenhar... Será o arquitecto a aproximação ais perfeita de Deus?stela
</a>
(mailto:cla@clau.pt)

Anónimo a 6 de Abril de 2005 às 01:29
Só para te dizer que me arrepiaste com o comentário que deixaste sobre a alma no blog da Stelita. Perfeito, amigo querido. Acho que já decorei a frase. Ainda hei-de usá-la :) Um beijo enorme :) (Devias escrever esses pensamentos curtinhos e tão profundos no teu blog; o teu pensamento sobre a amizade que uma vez coloquei no papoilas tocou muitas pessoas, a ponto de já ter sido usado num outro blog):Carla
</a>
(mailto:cferreirapedro@sapo.pt)

Anónimo a 5 de Abril de 2005 às 00:28
Porque ele é homem antes de arquitecto :)))) Na mouche... :) Beijo grande, dos nossos!Carla
</a>
(mailto:cferreirapedro@sapo.pt)

mais sobre mim
Abril 2005
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
14
15
16

17
19
20
21
22
23

24
25
28
29
30


links
pesquisar
 
blogs SAPO